Início  →  Notícias  →  CCDR LVT: Seminário "Território e Economia Circular"

CCDR LVT: Seminário "Território e Economia Circular"

Nacional · Sexta, 28 de Outubro de 2016

Na sequência da avaliação do programa de ação 2007-2013 do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT) e terminado o seu período de vigência e assinado o acordo de parceria - Portugal 2020, o Governo determinou o início dos trabalhos para a preparação de um novo programa de ação 2014-2020. 

Neste contexto as várias Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) foram convidadas a apresentar os seus contributos e a desenvolver um tema. 


Neste sentido, decorreu no dia 27 de outubro no auditório da CCDR Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) o seminário "Território e Economia Circular", no âmbito do processo de alteração do PNPOT, sendo o Instituto do Território uma das entidades presentes.


O seminário visou promover uma reflexão sobre os problemas e desafios do ordenamento do território ao nível nacional, regional e local, procurando estimular a discussão sobre um conjunto de temáticas intimamente relacionadas com o (re)aproveitamento de recursos, mais especificamente o conceito de Economia circular. 


A economia mundial tem sido construída com base num modelo linear de negócios, que agora está sob ameaça por causa da disponibilidade limitada de recursos naturais. Desta forma, deverá ser mudado o paradigma perante a oportunidade de proceder a um crescimento mais sustentado, através da mudança dos padrões de consumo e da reutilização dos recursos utilizados, onde os materiais são devolvidos ao ciclo produtivo através da reutilização, recuperação e reciclagem. O novo PNPOT deverá plasmar as novas ações e este “novo” conceito. 


Para consulta do programa e respetivas apresentações consulte o site da CCDR-LVT.

  • 201310271240_publicidade_234_60
  • 201310271240_publicidade_234_60
  • PUB